Espaço do Empreendedor

O valor de uma escolha

Uma simples escolha pode definir uma vida inteira. Você pode optar em ser médico, arquiteto, psicólogo, artesão ou mesmo ter uma carreira autônoma ou decidir trabalhar em casa. Não há certo ou errado, mas duas coisas são importantes destacar: 1ª arcaremos com os custos das nossas escolhas; e a 2ª é que é preciso paixão e verdade nesta escolha. Eu escolhi ser chocolateiro, ou melhor, um empreendedor apaixonado por chocolates!!!

Quando me perguntam sobre o porquê de ter escolhido o chocolate para abrir um negócio, a primeira resposta que me vem à mente é a paixão. Sempre fui rodeado por mulheres, minha mãe, que trabalhava com vendas porta-a-porta me levava às reuniões nas casas de clientes e vizinhas, logo, o amor pela culinária de um modo geral é quase uma herança de família, assim como pelo chocolate, que sempre esteve presente em minha vida.

Quando comecei a vender os primeiros ovos de Páscoa, vi ali, primeiramente, um meio de conseguir provar a todos que poderia ser independente e conquistar com meu trabalho as coisas que um jovem de 17 anos deseja. E, o que era no início apenas uma vontade de ter meu próprio dinheiro, se tornou a realização de uma vida inteira.

Sempre vejo as pessoas reclamarem da falta de oportunidades, dizendo que a vida é injusta ou que simplesmente as coisas não acontecem para elas. Isso me faz levantar uma questão muito simples: o que você faz para sua vida ser do jeito que é? Você está correndo atrás dos seus sonhos e objetivos? Ou é como aquela pessoa que quer ganhar na loteria, mas nunca joga? Em outras, palavras, você está ajudando a sua sorte? O principal fator em comum entre as pessoas bem-sucedidas é ter encontrado algo que as mobilize a superar cada desafio e lidar com as dificuldades que inevitavelmente surgem pelo caminho.

As histórias dos grandes empreendedores estão repletas de reviravoltas e momentos em que tudo parecia perdido. De onde vem a obstinação para não desistir e a força para trabalhar incansavelmente até dar a volta por cima? Como diria o filósofo Confúcio “escolha uma profissão da qual você goste e não terá que trabalhar nem mais um dia na vida”.