Espaço do Empreendedor

O dom de aprender

Quando crianças, é muito comum ouvirmos de nossas mães, ao dizermos que não conseguimos fazer alguma coisa, que “ninguém nasce sabendo”. Conforme o tempo passa, e a cada dificuldade que encontramos em nossas vidas, percebemos que elas estão mais do que certas. Isso é, talvez, uma das primeiras lições que levamos para a vida toda: a de sempre aprender coisas novas.

Aprendemos a ler, a escrever, a falar, a entender e a buscar significado nas coisas e nos momentos da vida. E existem alguns que nascem com um dom, um talento natural, uma habilidade especial que já existe e que, quando praticada, certamente fará a diferença.

O conhecimento, por outro lado, é algo que se adquire. É algo que buscamos, aprendemos e sempre podemos ir além, nos aprimorar e chegar mais longe. É fundamental termos a humildade de reconhecer a verdade no “ninguém nasce sabendo” e estarmos sempre abertos a novos aprendizados.

Durante esses 25 anos de carreira como empreendedor e chocolateiro já tive (e ainda tenho) muitos mestres, tanto para os negócios quanto para o chocolate. Guardo com muito carinho tudo o que aprendi e continuo aprendendo com cada um deles: técnicas, estratégias, receitas, combinações, misturas. Mas, mais do que isso, sempre quero saber mais.

Para aprender, basta se interessar, pois sempre há efetivamente coisas novas acontecendo, novas tecnologias, novas maneiras de resolvermos questões antigas e novas oportunidades. É comum, e até um pouco natural do comportamento do ser humano, entrar em uma zona de conforto e nela se instalar. O incomum é fazer o possível para tentar sair e o aprendizado é uma excelente maneira de se fazer isso.

O mundo é uma fonte inesgotável de conhecimento e o conhecimento é um recurso renovável, que sempre se reinventa. Pelo fato de ser algo que buscamos o tempo todo e sempre tentarmos nos aprimorar, esse “querer saber mais” é fundamental e deve nos acompanhar em todas as etapas das nossas vidas. Para isso, basta o nosso interesse e a nossa atenção. Basta despertarmos o primeiro dom que temos em nossas vidas: o dom de aprender.

Alê Costa