O aroma do chocolate pode causar bom humor

Propriedades químicas e a memória olfativa entram em cena para explicar. Desvende os segredos desse doce que tem o poder de nos deixar mais felizes!

Parece fácil explicar por que o chocolate alegra tanto! Afinal, ele é delicioso, e o bom humor fica estampado no rosto de alguém que está comendo o seu doce predileto. Mas existe uma explicação científica sobre o poder do chocolate de mudar o nosso dia pra melhor só de sentir o cheiro!

Pense na última vez que você comeu chocolate. Deu água na boca, não é? Só de imaginar, o cérebro reproduziu as reações químicas de quando a gente come! São vários neurotransmissores envolvidos nisso, entre eles a endorfina, a feniletilamina, a serotonina e a dopamina. Juntas, elas são responsáveis pelas sensações de alívio, acolhimento, alegria e bem estar!

Se a imaginação já é capaz de trazer um pouco desse gostinho de volta, sentir o cheiro nem se fala. A composição do chocolate ativa a nossa memória olfativa, um fenômeno que acontece porque esse sentido está diretamente ligado aos mecanismos fisiológicos que conduzem as emoções. O mesmo de quando sentimos o cheiro de um doce que lembra a infância ou um lugar especial.

Quando voltamos a sentir o cheiro de chocolate, é a vez da memória afetiva ser ativada, e a conexão entre o cheiro e a emoção que tivemos da última vez volta intensamente. Isso explica porque o simples aroma deixa já deixa gente entusiasmado. Inspiração de sobra pra abrir uma caixa agora mesmo!